História

Mima Yoichizaemon Kagenobu (1577-1665) nasceu na província de Dewa. O seu pai, Mima Saigū, era um sacerdote do Santuário de Jūnisha Gongen. Durante a sua juventude, estudou o estilo de kenjutsu,  Bokuden-ryū e um estilo de jō praticado pelos sacerdotes Shintō, da montanha (Kongō Jō jōhō).

Aos 18 anos, começou a estudar as técnicas Iaijutsu da escola Hayashizaki Ryu sob a direção do samurai Sakurai Goromon Naomitsu. Depois de receber uma visão geral dessas técnicas e comprometer-se a criar um sistema próprio, Yoichizaemon viajou pelo Japão para testar as suas habilidades desafiando outros artistas marciais para combate. Por algum tempo, ele treinou num sistema de naginata-jutsu dos monges budistas do Monte Hiei, técnicas que muitas vezes eram aplicadas por monges durante o período em que certas províncias estavam em guerra.

Yoichizaemon não apenas desenvolveu só o lado físico da sua arte marcial durante esse período mas o lado espiritual, dando continuidade ao seu treino de xintoísmo, meditando todas as noites, fazendo longos retiros em lugares sagrados e isolados nas montanhas. Foi por esse lado espiritual do seu treino que finalmente alcançou a iluminação. No vigésimo ano do seu treino, ele ficou impressionado com uma visão de gaivotas brancas flutuando sem esforço e sem pensamento consciente sobre a água. Com base nesta sua visão, Yoichizaemon criou as 64 técnicas de base da tradição e chamou ao estilo,  nascido desta revelação,  “Suiō ryū iai kenpo”, ou o estilo de combate da gaivota de água.

Os aspectos espirituais e filosóficos na sua prática permeiam técnicas (wazas) básicas que estão diretamente relacionadas com os ensinamentos de MIMA Yoichizaemon Kagenobu baseadas no Shintō, e numa interpretação das divindades xintoístas no sistema budismo Mikkyo.

Transmissão

Yoichizaemon continuou a treinar e a viajar ao longo de sua vida, e aos 67 anos aposentou-se para transmitir a arte do Suiō-ryū para seu filho, Mima Yohachirō Kagenaga. Para as técnicas fundamentais estabelecidas pelo fundador, Yohachiro adicionou as dez formas básicas Goin e Goyō, que servem para estabelecer uma sólida base técnica para todo o curriculo da tradição.

O 9º Soke, Fukuhara Shinzaemon Kagenori criou, a partir do Masaki Ryu, um ramo, o Fukuhara-ha de Kusarigama-jutsu. Em parte com base em Masaki Ryu de manrikigusari, que é transmitida na tradição como um ramo separado da tradição, do Suiō ryū iai kenpō.

A tradição oral de transmissão técnica tem continuado nos nossos dias, ncom o 15º Soke de Suiō ryū Iai Kenpo, Katsuse Kagehiro Yoshimitsu (7º Dan Kyoshi Iaidō, Kyoshi 7º dan kendo, 6º dan Renshi Jodo). O hombu dojo da nossa tradição, o Hekiunkan (a sala da nuvem azul), está localizado na cidade de Shizuoka, Japão.

Sucessão
1. MIMA Yoichizaemon Kagenobu (1577-1665), o fundador.
2. MIMA Yohachiro Kagenaga
3. AKIYAMA Sangorō Kagemitsu
4. NISHINO Shichizaemon Kageharu
5. YOSHINO Tōbei Kagetoshi
6. YOSHINO Tōzaburō Ietaka
7. YOSHINO Tōgebei Sadamitsu
8. YOSHINO Yaichirō Sadatoshi
9. FUKUHARA Shinzaemon Kagenori
10. FUKUHARA Shingorō Iesada
11. FUKUHARA Jūjirō Sadayoshi
12. FUKUHARA Shinbei Yoshisada
13. MIZUMA Hanbei Kagetsugu
14. KATSUSE Mitsuyasu Kagemasa
15. KATSUSE Yoshimitsu Kagehiro, atual Sōke.