Tradições marciais japonesas

Durante a era feudal japonesa, havia muitas tradições marciais que ensinavam formas de luta efetivas contra todos os tipos de armas. Essas tradições antes da restauração de Meiji (1868) são agora conhecidas como koryū (estilo antigo). Cada uma delas desenvolveram suas próprias técnicas, as suas estratégias e métodos de treino e foram transmitidas de geração em geração. Estamos a falar de kobudō (artes marciais antigas).

Quando, no final do século XIX, o Japão começou a modernizar-se e a classe de guerreiros (bushi) começa a ser abolida, essas escolas serviram de base para a criação de artes marciais modernas (gendai budo), como judo, kendo ou aikido, iaido, jodo, que gozaram com um sucesso popular à custa das escolas tradicionais.

Embora muitas escolas koryu tenham desaparecido ao longo dos séculos, algumas puderam continuar a ser transmitidas e agora é possível aprender as suas técnicas, a sua cultura e as suas tradições.

 

Suiō-ryū Iai Kenpō

Suiō ryū Iai kenpō foi fundado por Mima Yoichizaemon Kagenobu no final do período Sengoku, em 1615, e passou de geração em geração até hoje pelo método tradicional de transmissão oral através da figura de Sōke (chefe de família/casa) ou herdeiro.

É uma tradição marcial japonesa completa (sogo bujutsu) que transmite técnicas de diferentes tipos de armas. O principal foco da escola está centrado no trabalho das técnicas de iai kenpō (iaijutsu, técnicas de  espada), mas outras armas são praticadas nestas tradição como kumi-iai, wakizashi (sabre curto), kogusoku (combate com armadura), kenpō (kenjutsu, iai), jōhō (jō jutsu, vara média), tanjō jutsu (vara curta), naginata-jutsu (alabarda), kusarigama-jutsu (foice com corrente) e outras .

A prática nesta arte inclui o trabalho a solo (tandokudosa) ou em pares (sotai dosa), com uma abordagem prática que visa preservar a eficácia das técnicas e as aplicações que podem ser entendidas e testadas.

A tradição Suiō ryū é membro do Nihon Kobudo Kyokai (Associação Japonesa de Kobudo).

Yoshimitsu Katsuse Sōke – Photo Brent Stirton

Yoshimitsu Katsuse Sōke

Katsuse Yoshimitsu Kagehiro é o atual Sōke da escola de Suiō ryū, ele é o herdeiro da 15ª geração da tradição. Ele é também 0 12º Sōke de Masaki-ryū Fukuhara-ha Kusarigama-jutsu, uma tradição que passou para Suiō ryū desde o seu 9º Sōke.

Além de suas responsabilidades como Sōke, ele é diretor técnico da Federação Kendo da Prefeitura de Shizuoka e desempenha um papel ativo tanto no treinamento como no julgamento de competições de iaido e kendo em todo o Japão. Na Federação de Kendo, ele ocupa as fileiras do 7º dan Kyoshi em kendo, 7º dan Kyoshi em Iaido e 6º dan Renshi em Jodo.

Katsuse Sōke ensina no dojo principal (Hombu Dōjō) da tradição: o Dōjō Hekiunkan localizado em Shimizu, prefeitura de Shizuoka.

Fora do Japão, a escola tem grupos de estudantes em vários países, todos dirigidos diretamente spelo Sōke, onde praticam de acordo com o método tradicional seguindo as suas instruções. (ver aqui)